Produtos

Tecnologia meteorológica ao seu alcance.

A tecnologia

Processamos em nosso super computador modelos numéricos que resolvem as equações da dinâmica e termodinâmica. Assim, simulamos o futuro a partir de dados observados no presente utilizando a tecnologia mais avançada que existe.

Os dados observados inseridos em nossos modelos

Todos os dias do ano, 4 vezes ao dia, todas as observações meteorológicas do mundo são disponibilizadas online através de uma plataforma da Organização Meteorológica Mundial. A partir destes dados coletados ao redor do mundo, os algoritmos de assimilação de dados são processados pelos grandes institutos de ciências atmosféricas. A tempoOk utiliza a informação do "estado inicial" da atmosfera fornecida pelo NCEP (agência norte americana National Center for Environmental Prediction) para inicializar suas simulações.

As simulações numéricas

A tempoOk processa para seus clientes o modelo WRF (Weather Research and Forecasting model). Este modelo é considerado como um "next generation model" e vem sendo desenvolvido através de colaborações entre diversos institutos de pesquisa ao redor do mundo desde sua primeira versão no final da década de 90. Atualmente ele possui mais de 100 milhões de opções para diferentes configurações dos parâmetros que resolvem os processos físicos da atmosfera. Os especialistas da tempoOk escolhem a melhor configuração tendo em vista as necessidades de cada cliente.

Diferencial da alta resolução

As simulações da tempoOk são processadas em alta resolução (de 1 a 3Km), o que significa que o modelo "enxerga" mais detalhes do relevo e vegetação, permitindo assim uma previsão mais realística.

Compare abaixo dois mapas topográficos para a o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. O da esquerda, com 15Km de resolução, são utilizados pela maioria das previsões disponibilizadas na web, e o da direita, com 3Km de resolução é o padrão utilizado pela tempoOk.

Conheça nossos produtos

  • Previsão do tempo

    Previsão do tempo

    Previsão do tempo

    Planeje seu negócio no curto prazo a partir da melhor previsão e tenha o tempo a seu favor.

    A tempoOk fornece previsão de diversas variáveis meteorológicas para até 30 dias. Os 10 primeiros dias são previsões determinísticas, ou seja, entregamos o resultado de uma simulação processada pelo modelo meteorológico. Os demais dias são previstos por método probabilístico desenvolvido pela tempoOk para um conjunto de simulações feitas pelo NCEP (agência norte americana National Center for Environmental Prediction).
    Os resultados das simulações ficam disponíveis através de um calendário meteorológico disponível através deu uma página web protegida por login. Além do acesso aos dados, o cliente da tempoOk recebe boletins diários com a análise da previsão feita por um meteorologista.

  • Prognóstico sazonal

    Prognóstico sazonal

    Prognóstico sazonal

    Monte sua estratégia para a próxima estação do ano a partir de uma previsão mais confiável e use o tempo a seu favor.

    A tempoOk possui capacidade de processar seus próprios modelos numéricos para até 6 meses no futuro. A partir destas simulações especiais nossos meteorologistas capacitados elaboramos um relatório com o prognóstico para os próximos meses. Também fornecemos os dados das simulações com resolução horária que servem de input para outros modelos, como por exemplo software de produção energética de um parque solar/eólico.

  • Histórico climático

    Histórico climático

    Histórico climático

    Consulte nossos especialistas antes de começar a investir em determinada região e use o tempo a seu favor.

    A tempoOk elabora estudos e ludos meteorológicos para regiões e eventos específicos. Os relatórios são redigidos por meteorologistas credenciados que utilizam dados de estações meteorológicas, radares, satélites e simulações numéricas re-processadas para o passado.

  • Monitoramento

    Monitoramento

    Monitoramento em tempo real

    Não tenha mais surpresas com a atmosfera. Use o tempo a seu favor.

    A tempoOk possui meteorologistas de plantão treinados para fornecer nowcasting (previsão em tempo real) a partir de informações obtidas por satélites e radares meteorológicos.